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Como Dormir Melhor com Apneia do Sono

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Como Dormir Melhor com Apneia do Sono
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A apneia do sono se caracteriza por recorrentes pausas de alguns segundos na respiração durante o sono.
Existem diferentes causas para o surgimento da apneia do sono, bem como tratamentos.

Quando dormimos com a barriga virada para cima o efeito da gravidade facilita o estreitamento das vias aéreas pela língua e pelo palato mole. Essa obstrução pode causar paradas respiratórias durante a noite e essas, por sua vez, forçam o corpo a acordar, ainda que por alguns segundos.

É Possível Dormir Melhor com Apneia do Sono

Para quem sofre de apneia, mudar a posição em que dorme pode ser um ótimo começo para alcançar uma melhora. Existem outras recomendações para melhorar o sono de uma pessoa que sofre com a condição.

Continue a leitura e conheça o que você pode fazer para dormir melhor, apesar da apneia do sono.

Sintomas que Atrapalham Dormir Melhor com Apneia do Sono

Os sintomas da apneia não seguirão um padrão em todos os casos. Alguns dos sintomas que podem se manifestar são:

    • Agitação durante o sono
    • Arritmia
    • Baixa concentração
    • Depressão
    • Dores de cabeça
    • Falta de atenção
    • Falta de disposição
    • Interrupções do sono
    • Irregularidades da memória
    • Pressão alta
    • Ronco
    • Sono durante o dia

Tratamentos que Ajudam a Dormir Melhor com Apneia do Sono

Existem diversas opções de tratamento para apneia do sono. Uma vez feito o diagnóstico o médico direcionará o paciente para o tratamento que melhor se encaixe em seu quadro. Os tratamentos mais comuns são:

  • Terapia comportamental
  • Pressão positiva contínua nas vias respiratórias (CPAP)
  • Aparelhos intraorais
  • Cirurgia

Como Dormir Corretamente

Um ponto importante para nossa saúde que muitas vezes não é levado em consideração é o sono.

Uma única noite mal dormida pode ocasionar diversos problemas à nossa saúde. Eles podem ir desde aumento da desatenção até redução do tecido cerebral. A recorrência de noites de sono mal dormidas aumenta as chances e o efeito desses problemas, distúrbios de sono como a insônia devem ser tratados com ajuda médica para reduzir os danos.

Para usufruirmos da melhor forma do período de sono, existem algumas ações que podemos tomar.

Posição ao Dormir

A posição em que dormimos irá influenciar não somente o sono, mas também como nossa coluna repousará e como o peso será distribuído por ela.

Se nos posicionarmos de forma inadequada na hora de dormir teremos problemas como dor nas costas e pescoço, câimbras e apneia do sono. Veja a seguir como a posição ao dormir pode influenciar a qualidade do sono:

  • Bruços – Apesar de reduzir o ronco, essa posição impede que a coluna se posicione de forma adequada. A musculatura do pescoço e dorso então se tenciona causando dor.
  • Barriga para cima – Para quem gosta de dormir nessa posição o mais indicado é o uso de um travesseiro baixo que permita o alinhamento entre sua cabeça, pescoço e coluna.
  • De lado – É a melhor posição para se dormir. A coluna se mostra alongada, reduzindo as chances de dores nas costas e pescoço. Nessa posição recomenda-se o uso de um travesseiro da altura do ombro sob a cabeça de forma que a deixe alinhada com o resto da coluna e um segundo travesseiro entre os joelhos.

Evite Telas

A luz emitida por telas como as de celulares, tablets e televisores atrapalha a produção correta de melatonina. A melatonina é um hormônio e sua função é induzir o sono e regular o metabolismo.

Essas telas devem ser evitadas a partir de uma hora antes de ir pra cama.

Escolha o Colchão Ideal

O colchão irá influenciar como sua coluna se posiciona, como o peso se distribuirá por ela e a forma como seu corpo adormecerá.

O ideal é que o colchão seja firme, porém macio. Um colchão muito mole não permitirá que a coluna repouse adequadamente e desvios poderão surgir.

Já um colchão muito duro não dará descanso para os músculos e eles enfrentarão grande tensão.

Escolha o Travesseiro Correto

O travesseiro ideal é aquele que sustenta a cabeça e possibilita que ela, o pescoço e a coluna fiquem alinhados.
Assim como o colchão, é importante que o travesseiro não seja muito mole nem muito duro, ele deve ser confortável e se adaptar perfeitamente às curvas do pescoço e da cervical.

Ele também tem vida útil limitada e deve ser trocado a cada dois anos aproximadamente. Depois desse período a condição estrutural do travesseiro é avariada e 30% de seu peso total é excremento de ácaros, o que pode ocasionar outras doenças.

Aromaterapia

Quando inalamos um aroma, nossos receptores nasais enviam mensagens para o sistema límbico cerebral. Esses aromas atuam no cérebro alterando nosso humor e nossas emoções.

Essa técnica pode ser utilizada para causar relaxamento e nos ajudar a descansar da melhor forma antes de cair no sono. Aqui estão alguns aromas que podem ajudar:

  • Camomila
  • Capim limão
  • Ilangue-ilangue
  • Lavanda
  • Manjericão
  • Manjerona
  • Neroli
  • Rosa
  • Sândalo

Cromoterapia

A cromoterapia é uma pseudociência que faz o uso de cores para induzir reações físicas ou psicológicas no indivíduo.
É possível usar luzes de determinadas cores no quarto para proporcionar uma melhor noite de sono.

  • Azul – Quartos predominantemente azuis proporcionam as noites de sono de melhor qualidade e maior duração.
  • Amarelo claro – A cor amarela também demonstra ótimo desempenho na melhora do sono. Esse amarelo, porém, deve ser claro e não vibrante, um amarelo saturado é energizante e pode acabar causando o efeito contrário ao desejado.

Faça Refeições Leves Antes de Dormir

Antes de dormir os alimentos consumidos devem ser leves e facilmente digeríveis. Se possível opte por alimentos com propriedades calmantes. Alimentos como esses podem facilitar o sono:

  • Ameixa seca
  • Amêndoas
  • Arroz integral
  • Aveia
  • Banana
  • Chia
  • Espinafre
  • Kiwi
  • Leite
  • Linhaça
  • Manteiga
  • Mel
  • Nozes
  • Ovo
  • Pão
  • Queijo branco
  • Tomate

Ao mesmo tempo em que esses alimentos podem ajudar, existem outros que devem ser evitados por estimularem o sistema nervoso central. Temos como exemplo:

  • Açaí
  • Café
  • Chá mate
  • Chá preto
  • Chá verde
  • Chocolate
  • Energéticos
  • Gengibre
  • Pimenta
  • Refrigerantes

Conheça também outras Estratégias de Tratamento do Ronco e da Apneia do Sono.

Referência: Saatva Matrress

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