/>Julho Verde - Saiba Mais sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço | Nucleo Otorrino SP

Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Julho Verde – Saiba Mais sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço

Novidades NOSP - Acompanhe

Julho Verde
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

No mês de julho (Julho Verde), temos uma importante campanha de prevenção: O Julho Verde, que tem o objetivo de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Vamos aproveitar este momento para divulgar informações importantes a respeito dos sintomas e das medidas preventivas contra a doença. Continue a leitura e saiba mais sobre estas doenças e suas formas de prevenção.

Julho Verde

Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca e laringe ocupa o segundo lugar entre os casos nos homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres, predomina o câncer de tireoide, sendo o 5º mais comum.

A grande maioria (mais de 90%) são carcinomas de células escamosas, e a doença geralmente aparece na orofaringe, cavidade oral, hipofaringe ou laringe. O desenvolvimento de um câncer de cabeça e pescoço é o resultado da interação de fatores ambientais e herança genética e, portanto, é multifatorial. O tabagismo e o abuso de álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença.

Sinais e Fatores de Risco

O câncer de cabeça e pescoço pode ocorrer na pele, lábios, tireoide, cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais e glândulas salivares, áreas que estão diretamente envolvidas nas funções de fala, respiração, deglutição, paladar, olfato e outros.

Feridas que não cicatrizam, dificuldade para engolir ou movimentar a língua, nódulos persistentes no pescoço, rouquidão e alterações da voz são sintomas que devem despertar nossa atenção quando observados. Julho Verde.

Um dos fatores que tem contribuído para esse aumento nos casos do câncer de faringe é a infecção pelo papilomavírus (HPV). O contágio acontece por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais. Por este motivo, é cada vez mais necessário que a população seja conscientizada sobre a proteção durante as relações sexuais.

Formas de Prevenção

Além desta recomendação, é importante manter hábitos de vida saudáveis e uma boa higiene oral para prevenir a doença. Evitar o consumo de álcool e não fumar também é importantíssimo. Quando esses dois fatores são associados, o risco de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço é multiplicado em até 20 vezes.

Consultas médicas e odontológicas de rotina também são importantes aliadas na prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Fazer o autoexame da boca periodicamente também é uma excelente forma de verificar se está tudo bem, e procurar ajuda médica rapidamente, se necessário.

Como Fazer o Autoexame da Boca

  • Na frente do espelho, observe os lábios e verifique se há manchas ou feridas, vermelhas ou brancas, que não cicatrizam em até 20 a 30 dias.
  • Confira também o céu da boca, as gengivas, as bochechas e a região localizada embaixo da língua.
  • Em seguida, apalpe a região do pescoço e do queixo, para conferir se há presença de caroços ou ínguas.
  • Em caso de dúvida, procure um médico o mais rápido possível. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar a 90%.

Tratamento

Atualmente, sabe-se que não são apenas fumantes e bebedores que podem desenvolver câncer de cabeça e pescoço, embora ainda tenham grande influência. Existem muitos outros fatores de risco envolvidos no desenvolvimento da doença, por isso é necessário investigar a origem em cada paciente. Assim, a escolha do tratamento deve ser mais específica. A região da cabeça e pescoço é o mais complexo “site de órgãos”, então a decisão de tratamento deve buscar um modelo de melhores práticas de envolvimento da equipe multidisciplinar. A cirurgia é frequentemente necessária, seguida de tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

Dúvidas? Marque agora uma Consulta. Clique aqui

Artigo Publicado em: 10 de julho de 2017 e Atualizado em 03 de julho de 2019

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Dr. José Antonio Pinto

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.

Se trata de uma plataforma moderada por Dr. Arturo Frick Carpes, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Heloisa dos Santos. Todos os moderadores citados são responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.