Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

Médicos Otorrinos: O Termo Otorrinolaringologia tem sua orgiem na junção das palavras gregas ous que significa ouvido, rhinós que tem o significado de nariz, larynx em tradução laringe ou a parte alta do sistema respiratório. E o sufixo logos, que significa estudo ou ciência de algo.

Médicos Otorrinos – Quem é e o que faz o Otorrino?

Explicando então de forma rápida a resposta à pergunta: Quem é e o que faz o Otorrino? Otorrinos são Especialistas médicos com amplo domínio no que compreende nosso

  • Nariz,
  • Garganta e
  • Ouvidos,

e acredite, muitos problemas estão relacionados a essas 03 (três) partes da nossa anatomia, mesmo que não aparentem gravidade em um primeiro momento.

Otorrinolaringologia é Especializada no Estudo da Garganta

Com mais funções que letras em seu título, a otorrinolaringologia é especializada no estudo da garganta e das vias nasais e auditivas.

Você sabe o que é um otorrinolaringologista? Se sim, talvez você chame pela forma popularmente conhecida e compacta de “Otorrino” e provavelmente já deve ter ido em seu consultório para resolver uma questão relacionada à Dor de Ouvido, ou até mesmo uma Sinusite.

Mas será que você sabe tudo que esse profissional está habilitado a executar em seu trabalho?

Garantimos que a lista de aptidões é tão extensa quanto o nome da especialidade.

Problemas que envolvem essas áreas podem trazer sintomas como:

  • Tonturas,
  • Dores de Cabeça,
  • Obstruções e
    • Sangramentos Nasais,
  • Secreção e
    • Sangramentos no Ouvido,
  • Dificuldade de Audição,
  • Dores de Garganta,
  • Rouquidão e até mesmo os conhecidos
    • Roncos,
      • que quando muito intensos podem configurar alguma patologia.

É aí que entra o papel do otorrino, sua avaliação é importantíssima para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que manifestam esses sinais.

O médico pode realizar tanto tratamento clínico como cirúrgico, dependendo de cada caso.

O otorrino pode desempenhar tanto cirurgias plásticas, como rinoplastia e otoplastia, que são as correções estéticas do nariz e das orelhas, como também pode tratar de complicações mais rotineiras, que é o caso de pequenos incômodos nas vias respiratórias e auditivas.

Quando os sintomas são mais graves, porém, configuram a necessidade de urgência médica especializada, a exemplo de um nariz quebrado, sangramentos nas vias da face ou objetos inseridos na garganta, nariz e ouvidos, situações mais recorrentes no atendimento a crianças.

Para capacitar os médicos nessas situações de urgência, o NOSP Núcleo de Otorrinolaringologia de São Paulo oferece a Residência em Otorrinolaringologia. O Núcleo de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo possui um Programa de Residência em Otorrinolaringologia desde 1973, reconhecida pela ABORL-CCF.

Nosso curso de especialização em Otorrinolaringologia tem duração de 03 (três) anos e é feito em Tempo Integral, com 03 (três) vagas por ano.

O Curso de Especialização (Residência) em Otorrinolaringologia, autorizado pela ABORL-CCF é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinado a médicos, caracterizado como treinamento em serviço (teórico e prático) em regime de horário integral. Pode ser realizado em Instituições de saúde públicas ou privadas, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.