Médicos Otorrinos: O Termo Otorrinolaringologia tem sua orgiem na junção das palavras gregas ous que significa ouvido, rhinós que tem o significado de nariz, larynx em tradução laringe ou a parte alta do sistema respiratório. E o sufixo logos, que significa estudo ou ciência de algo.
Médicos Otorrinos – Quem é e o que faz o Otorrino?
Explicando então de forma rápida a resposta à pergunta: Quem é e o que faz o Otorrino? Otorrinos são Especialistas médicos com amplo domínio no que compreende nosso
- Nariz,
- Garganta e
- Ouvidos,
e acredite, muitos problemas estão relacionados a essas 03 (três) partes da nossa anatomia, mesmo que não aparentem gravidade em um primeiro momento.
Otorrinolaringologia é Especializada no Estudo da Garganta
Com mais funções que letras em seu título, a otorrinolaringologia é especializada no estudo da garganta e das vias nasais e auditivas.
Você sabe o que é um otorrinolaringologista? Se sim, talvez você chame pela forma popularmente conhecida e compacta de “Otorrino” e provavelmente já deve ter ido em seu consultório para resolver uma questão relacionada à Dor de Ouvido, ou até mesmo uma Sinusite.
Mas será que você sabe tudo que esse profissional está habilitado a executar em seu trabalho?
Garantimos que a lista de aptidões é tão extensa quanto o nome da especialidade.
Problemas que envolvem essas áreas podem trazer sintomas como:
- Tonturas,
- Dores de Cabeça,
- Obstruções e
- Sangramentos Nasais,
- Secreção e
- Sangramentos no Ouvido,
- Dificuldade de Audição,
- Dores de Garganta,
- Rouquidão e até mesmo os conhecidos
- Roncos,
- que quando muito intensos podem configurar alguma patologia.
- Roncos,
É aí que entra o papel do otorrino, sua avaliação é importantíssima para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que manifestam esses sinais.
O médico pode realizar tanto tratamento clínico como cirúrgico, dependendo de cada caso.
O otorrino pode desempenhar tanto cirurgias plásticas, como rinoplastia e otoplastia, que são as correções estéticas do nariz e das orelhas, como também pode tratar de complicações mais rotineiras, que é o caso de pequenos incômodos nas vias respiratórias e auditivas.
Quando os sintomas são mais graves, porém, configuram a necessidade de urgência médica especializada, a exemplo de um nariz quebrado, sangramentos nas vias da face ou objetos inseridos na garganta, nariz e ouvidos, situações mais recorrentes no atendimento a crianças.
Para capacitar os médicos nessas situações de urgência, o NOSP Núcleo de Otorrinolaringologia de São Paulo oferece a Residência em Otorrinolaringologia. O Núcleo de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo possui um Programa de Residência em Otorrinolaringologia desde 1973, reconhecida pela ABORL-CCF.
Nosso curso de especialização em Otorrinolaringologia tem duração de 03 (três) anos e é feito em Tempo Integral, com 03 (três) vagas por ano.
O Curso de Especialização (Residência) em Otorrinolaringologia, autorizado pela ABORL-CCF é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinado a médicos, caracterizado como treinamento em serviço (teórico e prático) em regime de horário integral. Pode ser realizado em Instituições de saúde públicas ou privadas, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.