Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

Você Sabe Quando Procurar um Otorrinolaringologista?

O otorrinolaringologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e condições no ouvido, nariz e garganta. Mas você sabe em que casos um otorrinolaringologista deve ser consultado, para garantir a efetividade do tratamento?

Ao longo deste texto, vamos conhecer as competências deste profissional médico e sua importância para a saúde de diversos processos em nosso organismo.

Quando Procurar um Otorrinolaringologista

Dentre as especialidades do médico otorrinolaringologista, destacam-se o cuidado com funções como respiração, audição, deglutição, voz e equilíbrio. Desta forma, são inúmeras as condições que podem necessitar de uma consulta com o otorrinolaringologista. Veja alguns sintomas que indicam a necessidade de uma avaliação:

Estes sintomas podem indicar a presença de distúrbios envolvendo os ouvidos, o nariz ou a garganta, e necessitam de um diagnóstico preciso para evitar o surgimento de complicações.

Quando Procurar um Otorrinolaringologista?

Quando Procurar um Otorrinolaringologista para Tratamento Clínico

Tratamento de Refluxo Laringofaríngeo

O refluxo laringofaríngeo ocorre devido à incapacidade do sistema digestivo de impedir o retorno do ácido estomacal para o esôfago, causando lesões nessa região e na mucosa das vias aéreas.

Os sintomas do refluxo podem ir de queimação na garganta, rouquidão e pigarro, à tosse crônica. Em casos mais sérios, principalmente em crianças e idosos, podem ocorrer otites e sinusites com frequência, além de complicações pulmonares.

O médico otorrinolaringologista realiza o diagnóstico e segue com o tratamento clínico do refluxo laringofaríngeo, de forma a evitar complicações do problema nas vias aéreas e auditivas.

Tratamento da Perda Auditiva no Idoso

A surdez do idoso é uma perda de audição natural devido ao envelhecimento, caracterizada pela perda progressiva das altas frequências da audição, em ambos os ouvidos e ao longo da vida.

Não existe uma abordagem terapêutica que reverta a perda de audição nos idosos. Entretanto, dispomos dos aparelhos auditivos, para atenuar esta perda e do procedimento de implante coclear, nos casos em que estes não são eficazes.

Tratamento das Tonturas de Origem Vestibular

Tontura é o termo utilizado para designar a sensação de perturbação do equilíbrio. Existem vários tipos de tonturas, que são referidos pelos pacientes, como: sensação de desequilíbrio corporal, de flutuação, de atordoamento ou mesmo de giro do ambiente.

A tontura é frequente nos idosos, mas pode acometer pessoas de todas as idades. A labirintite, uma inflamação do ouvido interno, é uma das alterações labirínticas que causa tontura e necessita de tratamento clínico com o otorrino.

Quando Procurar um Otorrinolaringologista?

Quando Procurar um Otorrinolaringologista para Tratamento Cirúrgico

O médico otorrinolaringologista não atua apenas no ambiente clínico. São diversas as doenças atendidas por este especialista que necessitam de intervenção cirúrgica.

Por este motivo, após a faculdade de medicina e a residência em otorrinolaringologia de no mínimo 3 anos, o profissional cursa mais 1 ano de especialização na área cirúrgica desejada.

Veja a seguir as diversas cirurgias que podem ser realizadas pelo Otorrinolaringologista Cirurgião:

Cirurgia do Ronco e da Apneia do Sono

Na maioria dos casos, o paciente que ronca possui apneia do sono. Assim, o médico otorrinolaringologista, por meio de exames como a sonoendoscopia, identifica o local da obstrução respiratória para definir a técnica cirúrgica adequada.

Quanto o paciente ronca mas não apresenta apneia do sono, também existem técnicas cirúrgicas que podem reduzir ou eliminar o desconforto.

Cirurgia para Corrigir Desvio de Septo

Este procedimento pode ter fins estéticos, mas é muito importante no tratamento de alguns problemas respiratórios.

Quando o septo nasal, a estrutura que separa a narina direita da narina esquerda é torta, pode haver dificuldade para respiração e agravar sintomas de rinite e sinusite, pois restringe a passagem de ar em uma das narinas.

Cirurgia para Sinusite

Existem casos de sinusite crônica, em que a causa do problema é anatômica. Ou seja, a estrutura dos seios da face possui alguma obstrução, que dificulta a limpeza da região e a absorção dos remédios administrados.

A cirurgia para sinusite consiste em ampliar a região de drenagem dos fluidos nos seios da face, evitando que a secreção se acumule neste local e proporcionando uma melhora do quadro atual, sendo efetivo para prevenir reincidências.

Cirurgia para Retirada de Amígdalas

Este procedimento é indicado para crianças e adultos que apresentam amigdalites frequentes, respiração pela boca, ronco ou apneia do sono e dificuldade para engolir, devido ao aumento das amígdalas.

Cirurgia nas Cordas Vocais

Esta cirurgia é indicada quando há alguma alteração na membrana das cordas vocais, como lesões, calos ou inflamações que causem uma menor amplitude na geração do pulso sonoro.

Cirurgia para Correção de Otite Média Serosa Infantil

A otite serosa consiste na presença de um líquido seroso nas cavidades do ouvido médio, que causa a sensação de ouvido tapado e a diminuição da audição, na maioria das vezes em episódios que repetem-se muitas vezes, gerando complicações como atraso no desenvolvimento da linguagem e alterações no comportamento.

Esta é uma das principais causas de surdez em crianças. Como trata-se de um caso de surdez de transmissão, quando resolvida, ocorre recuperação total da audição. Contudo, a persistência do problema sem tratamento pode evoluir para surdez definitiva, visto que promove a liberação de substâncias inflamatórias tóxicas para o ouvido.

O tratamento cirúrgico para reverter a otite média serosa tem como base a inserção de um pequeno tubo de ventilação na membrana timpânica: um pequeno cilindro que funciona como um dreno, para que a parte interna do tímpano fique permanentemente aerada, evitando também o acúmulo das secreções.

otorrinolaringologista infantil

Quando Procurar um Otorrinolaringologista Especializado no Tratamento de Crianças

Grande parte dos problemas que atingem ouvido, nariz e garganta começam a aparecer na infância, devido à própria fragilidade destes sistemas, que ainda estão em desenvolvimento.

Por este motivo, um atendimento especializado e individualizado para esta faixa etária é tão importante.

Quando não tratadas adequadamente, doenças crônicas como hipertrofias de amígdalas e adenoides, otites, faringites e sinusites de repetição, respirar mal, dormir de boca aberta e roncar, podem trazer consequências para a vida toda, como atrasos no desenvolvimento da linguagem, deformações craniofaciais ou perdas auditivas.

A Dra Heloísa dos Santos é a profissional do Núcleo de Otorrino especializada nos atendimentos de otorrinolaringologia em crianças, tanto para os tratamentos clínicos e ambulatoriais, quanto para os casos cirúrgicos.

Seu atendimento é particular e individualizado, tendo como diferencial a prática para lidar com as condições apresentadas pelo paciente infantil, garantindo que cada criança seja atendida de forma calma e tranquila, levando em consideração suas inseguranças, assim como as expectativas dos pais.

Quando Procurar um Otorrinolaringologista?
Dra Heloisa dos Santos
Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.